Pesquisar neste Blog

03 março 2010

O som de Mark Knopfler

Com músicas extremamente cativantes, o ex-líder da banda Dire Straits fisgou minha atenção nos últimos meses.

Mark Knopfler

Para comemorar a primeira postagem sobre música no Gato Branco em Fuligem de Carvão, vou falar sobre nada mais nada menos que Mark Knopfler (Glasgow, Escócia, 1949- ), ex-líder da banda inglesa Dire Straits, cuja habilidade com a guitarra já lhe rendeu o título de um dos maiores solistas instrumentais do mundo.

Conheço Knopfler desde que conheço Dire Straits – ou seja, desde os meus primeiros anos de vida adolescente. No entanto, só recentemente eu tive a oportunidade de entrar em contato com o seu trabalho solo, quando a imagem de Mark já estava emancipada da banda que lhe deu fama.

Adquirindo uma série de seus álbuns mais famosos (a saber: The Ragpicker’s Dream, Golden Heart, Sailing to Philadelphia, Shangri-la e o mais recente, Get Lucky), eu mergulhei em músicas que se usam de sons celtas, guitarras pesadas, sons folk, flautas, gaitas, ondas de country e pop rock. Tudo isso conjugado no mesmo guitarrista. Incrível, não?

As músicas que mais me chamaram atenção foram: Boom Like That, do álbum Shangri-la; Sailing to Philadelphia, do álbum homônimo; Fare Thee Well Northtumberland, do álbum The Ragpicker’s Dream; e quase todas do CD Get Lucky. Isso sem contar com dezenas de outras que dariam muito trabalho se eu fosse colocá-las todas aqui, escrevendo o nome de cada uma em itálico.

Get Lucky (2009) Shangri-la (2005)

Então, cansado de ouvir as mesmas músicas do seu Media Player? Experimente Mark Knopfler. Sem dúvida, algo de novo será acrescentado em sua vida.

3 comentários:

  1. Oi, voltei :)

    Gostei muito dos seus textos (do tópico "textos-diários"), queria saber se vc publica textos em outros lugares ou se continuará postando aqui mesmo, pois percebi que já faz um certo tempo desde seu último post nesse tópico. Acho que vc deve continuar a postar (ou voltar, ñ sei, se permite a minha intromissão, claro :D), ficaram realmente bons!

    P.S.: Fiquei em dúvida se devia escrever aqui mesmo, mas achei melhor assim, a propósito, boa dica de som, foge do banal mesmo. ^^
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Adriana! :)

    Ler os seus comentários aqui é sempre uma alegria particular para mim... hehe. Fico muito feliz que você esteja acompanhando o blog. ^^

    Quanto aos "textos-diários", eles ainda fazem parte da época em que eu estava indeciso sobre que tipo de coisa escrever e manter aqui no blog. Eu pensei então em narrar alguns retratos específicos da minha vida cotidiana, mas, percebendo que isso seria algo pessoal demais e os leitores provavelmente não se interessariam muito, desisti.

    E é por isso que agora eu estou surpreso ao constatar que você gostou deles! Muito obrigado! ^^ Prometo que, na medida do possível, vou voltar a escrever e a postar os textos-diários, sim. :D

    Quanto à sua "intromissão", eu não me importo nem um pouco, muito pelo contrário; você pode continuar a fazê-las assim que bem entender! :)

    Ah, eu nunca publiquei nenhum desses textos do blog. O que eu já publiquei foram alguns (pouquíssimos) contos esparos, recebedores de prêmios divulgados por instituições de cultura como o Ideal Clube e o C7S.

    Por fim:

    - Estou me sentindo péssimo por não ter respondido ao seu comentário do dia 22/02 em um dos textos-diários. Vi-o agora. Eu não tenho o bom hábito de rever as reações das postagens anteriores, portanto, perdão. :/ (A influência de Erico já se mostrava presente ali, não era? hehe ^^)

    - Mark Knopfler é um compositor e um guitarrista genial. Suas músicas são mesmo excelentes e fogem do banal. :)

    - Desculpa a resposta grande, certo? haha

    Abraços! E não precisa responder todos os pontos que eu escrevi agora! :D

    ResponderExcluir
  3. Oi Marlo, nossa, que resposta, rsrs..

    Em primeiro lugar não precisa se desculpar por não ter respondido o comentário do texto "sobre o primeiro dia de aula...", como disse, eu cheguei atrasada mesmo ;) (e beeem atrasada,rs), queria ter descoberto seu blog há mais tempo, aí leria ele "no tempo certo", mas pensando bem, essa é justamente a mágica da escrita, não existe "tempo certo", o que conta é o sentimento que ela nos passa, que é eterno. Mas eu queria de alguma forma deixar registrada a impressão que ele (o texto) me passou, principalmente a forma de descrever o cotidiano com beleza e verossimilhaça, que me lembrou muito o Erico.

    Por falar nisso... Bem, só sua admiração pelo Erico já me "forçaria" a frequentar o seu blog, rsrs, mas embora o que me levou a ele foi justamente o material sobre o escritor, "vasculhando" ele encontrei mais coisas de meu interesse, como os "textos diários", me identifiquei com muitas coisas descritas neles, não acho que as pessoas não se interessariam pelos textos por se tratar do cotidiano, como disse, foi exatamente isso que me chamou a ateñção para eles ^^. Por fim fiquei intrigada por não ter nenhum outro post recente nesse tópico e resolvi perguntar ^^, mas agora vejo que vc já postou outro! :) Vou ler com calma mais tarde, mas esse comentário vai aqui mesmo (eu sempre atrasada..rs..)

    Abraços.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita ao Gato Branco! Seu comentário será extremamente bem-vindo! :)