Pesquisar neste Blog

14 março 2010

5 livros que eu li em 2009 e que você gostará de ler em 2010

Sei que já é meio tarde para eu escrever um tópico desse tipo, mas, mesmo assim, na falta do que postar aqui, vou listar a seguir 5 livros que li em 2009 e que recomendo sem ressalvas para serem lidos em 2010 – ou em qualquer outro ano, obviamente. São livros que me fizeram passar a noite acordado, lendo com avidez, e que, mesmo depois de terminados, ficaram ecoando pela minha cabeça durante muitos dias. Um livro assim precisa ser recomendado, não é mesmo?

Então, vamos lá. Vale ressaltar que a lista não segue uma ordem de preferência. (Odeio listar coisas por ordem de preferência, principalmente livros.)

~~

   Um Lugar ao Sol Erico Verissimo

1) Um Lugar ao Sol, de Erico VerissimoNaturalmente, meu escritor favorito não poderia deixar de figurar aqui. Tenho vontade de indicar mais de um livro seu nesta lista, mas, como isso soaria algo parcial demais, vou me conter. Portanto, indico somente este, que ainda é o meu preferido.

Um Lugar ao Sol dá prosseguimento à história iniciada em Clarissa e Caminhos Cruzados, mas, mesmo assim, não é necessário estar a par das obras anteriores para poder ler a obra presente, tamanha é a independência entre elas.

No romance em questão, temos uma trupe de personagens jovens lutando pela sobrevivência financeira na árdua Porto Alegre da década de 30: os primos Vasco e Clarissa, que vieram da pequena cidade interiorana de Jacarecanga; o casal Fernanda e Noel, espécie de Romeu e Julieta moderno; e mais uma miríade de personagens secundários ricamente elaborados, cujas tramas se entrelaçam ao longo do texto, que toma um rumo surpreendente.

Um Lugar ao Sol é o mais belo romance nacional que eu já li. E, por que não dizer, um dos mais belos do mundo.

~~

Jurassic Park Michael Crichton

2) Jurassic Park, de Michael Crichton – Na verdade, li esse livro pela primeira vez há muito tempo, quando criança ainda, mas reli-o oficialmente no ano passado, com uma mente muito mais amadurecida. Como todos sabem, a idéia central da história gira em torno da (trágica) visita de alguns cientistas à sombria Ilha Nublar, que é um território particular situado no litoral da Costa Rica, onde um ambicioso empresário recria dinossauros com a ajuda da tecnologia de manipulação genética e onde, futuramente, ele pensa em abrir um parque temático.

Longe de ser um enredo absurdo, Jurassic Park trata com assustadora verossimilhança uma idéia que, nos dias de hoje, ganha proporções cada vez mais factíveis. Este tecno-thriller é indispensável para os fãs de aventura e tecnologia.

~~

Kafka à Beira-mar Haruki Murakami

3) Kafka à Beira-mar, de Haruki MurakamiSegundo livro que li do japonês Murakami; fascinou-me totalmente, a ponto de eu virar uma noite lendo capítulo depois de capítulo, acompanhado por minha indefectível xícara de café. A história, originalíssima (embora inspirada livremente em uma peça de Sófocles, Édipo Rei), é contada através de uma narrativa elegante e precisa, além de poética, marca registrada do autor.

No romance, conhecemos Kafka Tamura, um menino de 15 anos que foge da casa do pai para trilhar os caminhos do mundo, em busca da mãe e da irmã, que o abandonaram ainda na infância. Na sua viagem, ele chega até uma biblioteca misteriosa que revelará, aos poucos, a sua identidade. A jornada do jovem Tamura encontrar-se-á inevitavelmente com a de Nakata, um homem idoso que adquiriu poderes sobrenaturais depois de um estranho acidente na infância.

Kafka à Beira-mar é um livro altamente recomendável, sem dúvida, para os amantes da literatura de qualidade.

~~

Os Aparados Leticia Wierzchowski

4) Os Aparados, de Leticia Wierzchowski – Ainda é de se admirar que tenhamos aqui nesta lista dois escritores nacionais, uma vez que até o ano retrasado eu considerava os autores brasileiros maçantes, por parecerem pretensiosos demais com os seus livros. Triste engano: alguns escritores do Brasil merecem ser levados muito, muito a sério.

Neste romance original (e quase profético, levando-se em conta as notícias dos últimos tempos), Wierzchowski narra a história de Marcus e sua neta, Débora, durante os primeiros meses que antecedem um fim de mundo paulatino. Enquanto cidades são submergidas pelas águas do mar e pessoas morrem ou desaparecem, Marcus leva Débora para um refúgio particular construído sobre as serras gaúchas. Lá em cima, longe do núcleo das catástofres naturais, ambos terão de rever a vida pessoal e lidar com questões afetivas difíceis e dramas familiares insistentes.

~~

Os Sobreviventes Piers Paul Read

5) Os Sobreviventes, de Piers Paul Read – Dotado de uma maestria poucas vezes vista no gênero romance não-ficcional (difundida pelo americano Truman Capote), Piers Paul Read narra em Os Sobreviventes a trágica história do time uruguaio de rugby que, em 1972, após fretar um avião que o levaria ao Chile, despencou em meio à Cordilheira dos Andes e por lá ficou 72 dias, antes de os sobreviventes serem resgatados.

Como numa bela ficção, Read mostra todo o contexto do acidente, a angústia dos familiares dos jovens jogadores de rugby e os esforços desesperados que fizeram para tentar resgatar a equipe o quanto antes das gélidas cordilheiras; tudo isso além de detalhar todos os 72 dias passados nas montanhas.

Outro livro altamente recomendável, sem dúvida.

5 comentários:

  1. Interessante lista! Acho até que vou copiar a idéia...

    Sobre as recomendações:
    Kafka à Beira-mar é o único livro traduzido do Murakami que ainda não li, mas já está na lista (não o tenho ainda por ser meio caro).

    Achei interessante você recomendar dois autores nacionais, lembro de ter lido sua resenha sobre 'Os Aparados' e gostei, vou querer ler com certeza. Já Erico Verissimo nunca li nada, vou ver se leio.

    Os outros dois livros não me interessaram tanto... Principalmente 'Os Sobreviventes', já que ele vai na mesma linha do Capote (que sinceramente achei chatíssimo).

    Té mais!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Faru! :D
    Pode "copiar" a idéia da lista, se quiser... hehe.

    Sobre os livros:
    Tenho para mim que 'Kafka à Beira-mar' é o melhor livro do Murakami publicado no Brasil. Está ali pau-a-pau com Norwegian Wood, mas, ainda assim, consegue ser o melhor.
    Infelizmente é um livro caríssimo, realmente, mas você pode achá-lo em sites como a Estante Virtual. Se procurar com paciência, encontrará exemplares em excelente estado de conservação e a preços muito mais acessíveis do que os da livraria. Eu mesmo já adquiri inúmeros livros por lá; é um negócio altamente confiável.

    'Os Aparados' foi um romance que me chamou bastante a atenção na época em que o li. Creio que você irá gostar também. Quanto ao Erico Verissimo, prefiro não comentar; caso contrário, eu escreveria uma verdadeira coluna editorial aqui. xD

    Por último, acho que me expressei muito mal ao falar de 'Os Sobreviventes'. Eu quis dizer que a única coisa em que ele se parece com os livros de Capote é o gênero - o resto é totalmente diferente, até porque Read tem um linguajar muito mais interessante que o de Capote (nunca li um livro deste último, mas já desisti da leitura de um, por causa das insistentes folheadas que eu dou antes.)

    É isso! Até mais! :)

    ResponderExcluir
  3. Boa lista.

    Os dois livros que me interessaram mais foram "os aparados" e "kafka à beira-mar".

    "Um lugar ao sol" também fez parte dos livros que li em 2009 (e com certeza também faz parte dos que recomendo ^^).

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ler muito mais do que leio, pra falar a verdade leio bem pouco por falta de tempo... Não dá pra ler nem no metrô (pq não tem espaço). Enfim, ontem estava dentro de uma livraria no espaço unibando e uma menina sentou na minha frente com o livro "Kafka on the shore", me deu vontade de tirar do campo de desistências e começar a lê-lo de novo.
    Preciso tirar o trauma do ultimo que li "Lya luft - O silêncio dos amantes"... detestei, salvo apenas pelo conto "O anão".

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá, "Paranóia Chan"! :)

    Eu, por minha vez, leio bastante, bastante mesmo. Mas quando estou em período de aulas muito exigentes (como agora), dou uma parada na leitura.

    Ler é bom demais, não consigo ficar muito tempo sem fazê-lo! :D

    Um beijo.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita ao Gato Branco! Seu comentário será extremamente bem-vindo! :)