Pesquisar neste Blog

10 outubro 2011

Os devaneios do caminhante solitário, de Jean-Jacques Rousseau

"A felicidade é um estado permanente que não parece feito para o homem neste mundo." (p. 116)

devaneios rousseau

Às vezes tenho a impressão de que os melhores livros que eu leio são aqueles que compro na total impulsividade. Aqueles nos quais simplesmente bato os olhos, vejo a capa, abro-o, folheio durante dois minutos e penso: "Vou levar este". Pode ser que eu nunca tenha sequer ouvido falar no livro, ou no autor. Mas ele me fisga de tal maneira que me sinto totalmente atraído por ele, a ponto de querer levá-lo para casa.

Foi isso o que aconteceu com Os devaneios do caminhante solitário (Les Revêries du Promeneur Solitaire, 1782), escrito pelo genial filósofo e músico suíço Jean-Jacques Rousseau. Comprei-o mais por impulso do que por qualquer outra coisa; nesse caso, eu obviamente conhecia o autor, mas não sabia da existência desse título de sua autoria. Puxei-o da prateleira da L&PM, abri e comecei a ler algumas páginas aqui e acolá. Caí exatamente no seguinte parágrafo, que me cativou logo de cara:

Vi muitos que filosofavam de maneira muito mais douta que eu, mas sua filosofia lhes era, de certa forma, estranha. Querendo ser mais sábios que outros, estudavam o universo para saber como este estava arranjado, como teriam estudado alguma máquina que tivessem encontrado, por pura curiosidade. Estudavam a natureza humana para dela poder falar com sabedoria, mas não para se conhecerem (…) [p. 29]

Essas e outras poucas linhas foram o suficiente para que eu pensasse: "Este livro será a minha leitura da semana." Finalizei-o ontem e não me arrependi nem um pouco. É interessantíssimo.


Sinopse: Publicado postumamente, este grande testamento inacabado é considerado pelo próprio autor como a conclusão de sua obra. Diferente de seus outros escritos, marcados por discursos políticos, Os devaneios são relatos líricos e serenos, emotivos, que retratam sua sensação de isolamento e estranheza pelas críticas à sua obra e às suas posições humanistas.


View-Surrounding-Paris,-Rousseau

Publicado quatro anos depois de sua morte, Devaneios é uma espécie de diário-testamento de Rousseau, no qual ele escreve todas as suas impressões sobre a própria vida e a condição humana na Terra. Passeando por grandes temas como a mentira, a felicidade, a solidão, a meditação e a hipocrisia, Rousseau transfere para o papel tudo o que sentia e pensava a respeito desses assuntos, utilizando a linguagem cristalina e poética que caracterizou boa parte de suas principais obras. Além disso, a fim de deixar seus testemunhos ainda mais ricos, não raro ele ilustra suas teorias descrevendo pequenos acontecimentos cotidianos no qual esteve presente – caminhadas, visitas de amigos e alguns incidentes esporádicos.

O livro é dividido em dez caminhadas, cada qual abarcando um tema específico, alguns deles aparecendo mais de uma vez. O curioso é notar que o termo "caminhada" não tem sentido literal, mas metafórico, como se correspondesse a uma espécie de trilha filosófica e meditativa. Rousseau adorava passear a pé por campos e bosques floridos, e resolveu estender o conceito de caminhada também aos seus devaneios. O processo criativo de cada capítulo me pareceu interessantíssimo: fiquei com a sensação de que o autor puxava a pena e o papel sem a menor idéia do que escreveria naquele dia, deixando sua mente vagar a esmo dentro de determinados assuntos. A partir daí, sua caneta ia apenas acompanhando a torrente de pensamentos que o acometia – sem, no entanto, perder o foco.

Achei extremamente prazeroso acompanhar esses devaneios de Rousseau. Ele escreve suas impressões íntimas de uma forma tão simples, tão inteligível, tão sincera, que é impossível não sentir um ótimo sabor em suas palavras. Excelente redator, sem dúvida, Rousseau mistura sua filosofia de vida à experiência cotidiana, sem com isso almejar alcançar status de filósofo. Aliás, no início do livro o próprio autor confessa que pouco lhe importa se essas páginas serão lidas por alguma pessoa, ou se serão destruídas ou transmitidas às gerações futuras: o que importa é sentir o prazer imediato que ele tem ao escrevê-las. O puro prazer de redigir suas impressões.


rousseau

"Ao me libertar de todas essas armadilhas, de todas essas vãs esperanças, entreguei-me por completo à despreocupação e ao repouso do espírito que sempre foram meu interesse mais dominante e minha inclinação mais duradoura. Deixei a sociedade e suas pompas, renunciei a todo adereço (...), sem relógio, sem meias brancas, penteados, uma grossa veste de pano, e melhor que tudo isso, extirpei de meu coração os desejos e as cobiças que dão valor a tudo o que eu abandonava." [p. 31]


O tom que sustenta Os devaneios de um caminhante solitário é, de certa forma, bastante amargo, como se Rousseau estivesse profundamente decepcionado com a rejeição de sua pessoa pela sociedade em que vivia. De fato, esse sentimento fica claro em diversas partes do texto (na verdade, durante o livro inteiro), em que ele afirma se manter forçadamente afastado dos demais homens. Isolado em sua solidão contemplativa, Rousseau assume o papel de um telespectador rejeitado pela platéia da qual faz parte. A propósito, a frase que abre o livro é esta: "Eis-me, portanto, sozinho sobre a terra, sem outro irmão, próximo, amigo ou companhia que a mim mesmo."

Como conseqüência disso, dentre outras coisas, ele começa a apontar no seu texto aquilo que o diferencia dos outros indivíduos: qualidades e defeitos que ele sentia perceber apenas nele, e que infelizmente não via em outra pessoa com a qual pudesse compartilhá-los. Convencido de que não estava inserido na sociedade parisiense do século 18, Rousseau se recolhe e se defende das críticas que costumava receber pelas suas teorias filosóficas e políticas.

Para entender melhor isso, é necessário ter conhecimento de um fato curioso que marcou o final da vida deste grande filósofo. Nos seus quatro últimos anos, Rousseau acreditava existir uma espécie de complô contra sua pessoa, um complô invisível que o criticava e tirava de suas mãos os prazeres mais simples da vida, além de afastá-lo do convívio humano. Intuição delirante, sem dúvida, que compõe o estofo dos Devaneios. É sempre se referindo a esse complô onipresente (e culpando-o) que Rousseau se diz traído, abatido e isolado da sociedade.


The-Waterfall,-Rousseau,-1910

"(...) sejamos sempre verdadeiros, mesmo com todos os riscos. A justiça está na verdade das coisas; a mentira é sempre iniqüidade, e o erro é sempre impostura quando provocamos algo que não segue a regra do que devemos fazer ou crer: e seja qual for o efeito resultante da verdade, sempre somos inocentes quando a dissemos, pois nada lhe acrescentamos de puramente nosso." [p. 48]


Os devaneios do caminhante solitário possui uma qualidade literária indiscutível. A obra (que é pequena, mal chegando às 150 páginas) pode ser lida como uma espécie de relato intimista, ou algo do gênero. A idéia do complô inimigo que Rousseau cultivava dá a seu texto um lirismo qualquer, um toque poético quase ficcional (muito embora essa sensação fosse verídica). Contribuem para esse lirismo a visão humanista e a serenidade característica do autor – que nos fornece, especialmente neste livro em questão, um panorama especial do que um homem que se sente rejeitado pela sociedade pode apresentar.

Recomendadíssimo para quem quer uma dose pequena e rápida de boa literatura e de boas reflexões sobre a vida e os homens.

---

Para ilustrar esta postagem, colei ao longo do texto alguns quadros do pintor francês Henri Rousseau [1844-1910], cuja temática, a vida natural, muito coincide com as ideologias de Jean-Jacques Rousseau.


Os devaneios de um caminhante solitário (1782)

Jean-Jacques Rousseau

Editora L&PM

Nota: 10/10

17 comentários:

  1. ótimo, Marlo Renan.

    ResponderExcluir
  2. Rousseau é meu filósofo e um dos meus autores favoritos, e essa obra em especial me tocou muito. Costumo dizer que consigo sentir as dores dele, pelo jeito como ele as descreve. Me emociona bastante.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Karol! Seja bem-vinda.

    Rousseau sem dúvida é um dos meus autores favoritos, também. A simplicidade da sua escrita e das suas idéias é extremamente contagiante, e sua visão de mundo era muito agradável.

    Abraços. :)

    ResponderExcluir
  4. Rousseau nunca foi meu autor favorito até porque nunca o tinha lido antes, mas todas as suas primeiras impressões sobre essa obra e a definição da maestria da forma simples, natural e verdadeira dele me um total motivo de concordância.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marcos! Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Rousseau é um grande autor, um dos filósofos mais humanos que conheço. Seus escritos são sempre muito sensíveis e profundos. Sempre muito belos.

    Fico contente por ter apresentado a você esta obra tão bela, 'Os devaneios do caminhante solitário'.

    Seja sempre bem-vindo aqui.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Sou estudante de Filosofia, e um dos filósofos em que mais me identifico é Rousseau. Admiro a transparência e a genialidade deste autor.
    Quero parabenizá-lo por o seu bom gosto, por esta ótima descrição, e por a iniciativa deste blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Thays!

    Antes de tudo, muito obrigado pela visita e pelo comentário!

    Rousseau sem dúvida é um filósofo admirável. Aprecio demais a clareza das ideias dele e sua propensão à justiça e à eqüidade. Estou prestes a ler 'As confissões', de sua autoria.

    Seja sempre bem-vinda por aqui!

    ResponderExcluir
  8. Valeu. Esse é o mundo. Esse é o meu mundo.

    ResponderExcluir
  9. Professor Romão10 dezembro, 2014 11:15

    Valeu. Esse é o mundo. Esse é o meu mundo.

    ResponderExcluir
  10. Sobre a impulsividade de comprar um livro pela capa e título, constantemente faço isto e geralmente não me arrependo. Clique aqui e acolá no Wikipedia sobre sêneca cheguei neste belo blog. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Ainda estou lendo esse livro, e junto com Walden no Thoreau, são obras que tem as frases que mais refletem o meu momento de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diogo! 'Devaneios...' e 'Walden' realmente são obras muito próximas, tematicamente falando. Aproveite a leitura! Abraço!

      Excluir
  12. Ok, nesse livre o autor fala repetidas vezes que abandona contradições insolúveis apresentadas por seus opositores. Por fim, declara que não deve repensar sua ideologia, pois foi erigida em momento de sua vida onde se encontrava com faculdades mentais mais apuradas, etc, etc... Que fiasco escutar isso de um filósofo. Para quem gosta de Rousseau, talvez seja melhor ler suas obras primas.

    ResponderExcluir
  13. Boa crítica! Comprei o livro pelo título e me apaixonei! Até pq traz muitas reflexões sobre viagens, meditação e vida simples. Temas que tanto amo!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Barbara! Obrigado pela visita e pelo comentário!

    Adoro esse livro. Recentemente o recomendei para meus alunos de um grupo de pesquisa em psicologia.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Tinha visto a sugestão em uma revista médica num consultório. Hoje fiz encomenda dele em uma livraria da cidade. Acabo de ler TUDINHO aqui. E conheci este blog.
    Ótima sexta-feira esta. Vou ler assim que chegar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geiza, que grata surpresa é o seu comentário. Faz tempos que não atualizo este blog, e comentários como o seu só me incentivam a continuar escrevendo aqui. Obrigado, e seja bem-vinda!

      Excluir

Muito obrigado pela visita ao Gato Branco! Seu comentário será extremamente bem-vindo! :)