Pesquisar neste Blog

04 abril 2010

À Espera de Um Milagre, de Stephen King

“Ei, pessoal! Venham cá ver o que o sr. Guizos sabe fazer!” (p. 145)

À Espera de Um Milagre Stephen King

Hoje pelo início da manhã, com uma terrível dor no pescoço, eu finalizei a leitura do romance À Espera de Um Milagre (The Green Mile, 1996), escrito por um dos mais conhecidos autores norte-americanos contemporâneos: o mestre do terror Stephen King, de O Iluminado e Carrie, A Estranha.

~~

Sinopse: Paul Edgecombe é um homem velho. E no asilo para idosos onde agora passa os seus dias, é assaltado por lembranças do passado. Por muito tempo, ele foi guarda do presídio onde ficavam os condenados à morte. E agora há uma lembrança especial, assustadora, que o atormenta e que não o deixará em paz até que ele a conte em detalhes: a de John Coffey, indiciado pela morte de duas meninas.

~~

“Aconteceu em 1932, quando a penitenciária estadual ainda ficava em Cold Mountain. E, é claro, a cadeira elétrica também estava lá.” É assim que tem início À Espera de Um Milagre, um livro fantástico (em ambos os sentidos: bom e sobrenatural) que possui 500 páginas e que demorei uma semana para ler. Embora eu ainda não tenha tido contato com nenhuma outra obra de King, posso já afirmar, com certa ousadia mas sem medo de estar comentendo um equívoco, que este é um dos melhores, se não o melhor, livro de Stephen King.

O estilo de escrita do autor é impecável neste romance; todos aqueles detalhes que os bons escritores escrevem e que dão gosto à leitura estão lá. King possui uma maneira singular de contar suas histórias, e isso revela seu pleno domínio sobre a arte literária, nos mostrando expressões e descrições que dizem muito em poucas palavras.

Uma coisa interessante neste livro é que ele foi escrito em seis partes independentes, ou seja, à medida que o autor finalizava uma parte, ele a publicava imediatamente. Como, por exemplo, os romances folhetinescos de Dickens e José de Alencar. Desse modo, os leitores eram obrigados a esperar até que King publicasse uma nova parte; e, o que é mais interessante, nem o próprio King sabia como a história do detento John Coffey iria terminar. É esse improviso que torna, em parte, o romance tão interessante.

Ah, claro, existe também o filme homônimo que foi baseado no livro, e que inclusive chegou a concorrer ao Oscar 2000 na categoria de melhor filme, melhor ator coadjuvante, melhor roteiro adaptado e melhor som. Ainda não o assisti, mas, como gostei tanto do livro, é certo que eu passe mais tarde em uma locadora e o pegue para vê-lo com uma boa pipoca acompanhando.

Capa do DVD duplo

 Um dos pôsters do filme

A história de Stephen King nos faz refletir sobre as injustiças de que o sistema penitenciário não está livre. Nos faz refletir sobre como um homem inocente pode ser duramente (e, em certas ocasiões, irremediavelmente) condenado. Mas, mais do que isso, acima de tudo, nos faz refletir sobre as dúvidas do ser humano, sobre o que é certo e o que é errado, sobre o que é realmente importante e o que não é. Longe de moralismos, o livro traz esta bela reflexão como brinde.

Leitura altamente recomendada.

4 comentários:

  1. Também nunca li nada de Stephen King, mesmo ele sendo muito famoso. A trama me parece meio simples, mas como você disse que é "fantástico, no sentido sobrenatural" deve ter uma virada interessante.

    Acho que no futuro vou conferir =D Té mais!

    ResponderExcluir
  2. Olá ^^

    A obra de Stephen King sempre me pareceu muito bobinha, sabe, com todos aqueles enredos de terror sobre monstros matando pessoas e zumbis chupando o sangue dos mortais.

    Deve ser por isso que fiquei tão surpreso com 'À Espera de Um Milagre': é um livro interessantíssimo, cuja trama irresistível leva você a ficar lendo durante horas e horas. Realmente recomendado - acho que você vai gostar!

    Abraços, e até mais! :D

    ResponderExcluir
  3. Olá

    À espera de um milagre é realmente um belo livro, e o filme também é bom. Sua resenha me fez lembrar de coisas que também senti no livro na época que o li.

    Para fugir dos monstros do Stephen king, também recomendo o conto "Rita Hayworth e a redenção de shawshank" (do livro "as quatro estações"), uma história um tanto quanto fantástica também, embora não sobrenatural, que foi adaptada para o cinema com o nome "um sonho de liberdade".

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Adriana!

    Estou ansioso para ver o filme... Que ele é bom, disso eu tenho certeza. rsrs

    Irei atrás do conto que você indicou. Parece bom, mesmo. :)

    Abraços!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita ao Gato Branco! Seu comentário será extremamente bem-vindo! :)