Pesquisar neste Blog

11 setembro 2011

11 de Setembro de 2001, 8:46 a.m.

Quem viu ao vivo, não esquece. O World Trade Center é a veia aberta dos Estados Unidos.

1v11tsncfdd460mwbb9j8t3jr

Ontem, no dia 10 de setembro, meu irmão completou 29 anos de idade. Há dez anos, portanto, acontecia exatamente a mesma coisa: minha pequena família comemorava o aniversário dele. Era 10 de setembro de 2001, estávamos em uma segunda-feira agitada, alguns tios vinham nos visitar de hora em hora, e lembro que ganhei o direito de não ir para o colégio nesse dia.

No fundo, era um 10 de setembro como qualquer outro que havia existido até então. Como criança, eu gostava dessa data porque era o dia em que, por hábito, mamãe fazia bolo de chocolate e deixava eu comer quantos brigadeiros quisesse. O meu vizinho (criança, como eu) passava lá em casa também, e geralmente ficávamos eu, ele e meu irmão jogando Ludo ou baralho. 10 de setembro era, no frigir dos ovos, um dia que trazia uma animação à qual eu estava habituado. Um dia comum, em vários os aspectos, tirando o fato de que meu irmão sempre ficava mais velho e eu tinha carta branca para comer doces e faltar aula.

O aniversário do meu irmão naquele ano seguiu, portanto, sua rotina de praxe. Mas do dia seguinte eu nunca irei esquecer, naturalmente, assim como bilhões de outras pessoas ao redor do mundo também não. Afinal, ninguém tinha idéia do que aconteceria na terça-feira daquela semana.



Lembro que eu me levantei da cama de manhã cedo, tomei um café com pão e fui ligar a TV do meu quarto para jogar video-game. Como eu estudava no colégio à tarde, tinha a manhã toda para me divertir, e jogar video-game era uma das prioridades na minha lista de coisas a fazer. Assim, fui a primeira pessoa em casa a entrar em contato com a notícia. Mas que criança de 9 anos entenderia a dimensão daquela catástrofe?

Quando a imagem da televisão se materializou por completo na minha frente, vi um prédio alto pegando fogo. Uma fumaça negra e densa subia violentamente para o céu e se espalhava sobre a cidade de Nova York. No canto inferior direito da tela, estava escrita a clássica expressão ao vivo. De início, não dava para saber com precisão do que se tratava: era um prédio pegando fogo no centro comercial de Nova York e, não sei por quê, esse fato pareceu banal para mim.

Mudei de canal e liguei meu Super Nintendo. Cinco minutos depois, minha mãe me chamava da sala, com uma urgência estranha e assustada na voz. "Olha", ela me disse, apontando para a televisão, enquanto eu ia esbugalhando os olhos e assistia à notícia que havia deixado passar há pouquíssimo tempo.


setembro_0009


Então meu pai e meu irmão se aproximaram também. Ficamos os quatro assistindo bestificados àquilo tudo, àquela tragédia bizarra que era assustadora nos menores detalhes: desde as sirenes de ambulância soando nas ruas de Manhattan até as pessoas caindo do World Trade Center, deliberadamente. Lembro que a cidade de Belém estava toda silenciosa naquela manhã, uma coisa que não era muito comum em um dia da semana; acho que estavam todos vendo televisão no mesmo momento e ninguém falava absolutamente nada.

Quando o segundo avião se chocou contra a Torre Sul, todas as pessoas tiveram a súbita certeza de que se tratava de um ataque terrorista. O engraçado é que, a meu modo, eu já tinha essa certeza antes mesmo disso acontecer. Na minha singela opinião de criança, um avião não poderia colidir por acidente com um prédio daquele tamanho; de propósito, alguém tinha direcionado ele para lá. Então, quando o segundo avião veio, só pude pensar: Eles querem destruir a outra torre também, é isso.


3333 Torres Gemelas


11 de setembro de 2001 entrou para o conjunto de datas de que as pessoas nunca se esquecerão, principalmente aquelas que viveram o episódio e têm uma lembrança nítida dele, como eu. Faz parte do grupo de datas que você carrega durante toda sua vida na cabeça, como uma lembrança, geralmente acompanhada da frase "Quando aconteceu, eu estava fazendo tal coisa". Foi assim com a morte de Ayrton Senna, por exemplo. Foi assim com a morte da princesa Diana e do presidente Getúlio Vargas.

Depois dos atentados terroristas em Nova York eu percebi, com uma clareza maior que antes, o quanto o mundo é um lugar difícil para viver – o quanto ele pode ser perigoso e cruel, uma vez que nem todas as pessoas concordam umas com as outras. Seqüestrar vários aviões cheios de gente e lançá-los contra alvos em terra é uma ação que eu demorei muitos e muitos anos para entender e digerir – se é que de fato eu a digeri por completo. Ler sobre o Holocausto nos livros de História é uma coisa diferente de ver ao vivo várias pessoas se atirando de prédios em chamas, a centenas de metros do chão. Quando se vive o episódio, quando o vemos "com os próprios olhos", a coisa é diferente: marca uma informação na nossa consciência como que a ferro em brasa.


01

A homenagem habitual feita às torres ao longo da década


Hoje o mundo inteiro está lembrando os acontecimentos do dia 11 de setembro de 2001. Uma década se passou desde então: uma década de guerra, sofrimento, medo e crueldade. Não é a melhor maneira de começar um século, sem dúvida. Se os dez primeiros anos do século 21 foram vividos dessa maneira, o que esperar dos próximos tempos? Depois de um período de guerras, sobrevém a paz? O que esperar? Mais guerras, mais desavenças? Até quando?

Escrevi esta crônica como uma espécie de referência a esse episódio que marcou tanto a vida de milhões de pessoas. Sempre me abalei com o 11 de Setembro. Até hoje, paro o que estiver fazendo para assistir a um vídeo sobre os atentados, ou ler uma notícia, ou o que quer que seja. Aliás, há algum tempo li um livro intitulado 102 minutos, escrito por Jim Dwyer e Kevin Flynn, que discorre sobre a luta pela sobrevivência dentro das torres do World Trade Center, no momento dos ataques. A resenha sobre o livro feita no blog pode ser acessada por aqui.


memorial

O "Marco Zero" reconstruído: nova definição do panorama da cidade


Logo após os atentados terroristas, eu, na minha ingênua compreensão do mundo, num lampejo de certeza, percebi que aquele assunto não se esgotaria naquele dia. Nem mesmo naquela semana. Só não podia prever que duraria tanto tempo, a ponto de eu escrever, dez anos depois, um texto sobre o acontecimento no meu blog. Naquela época ninguém sabia sequer o que era um blog.

Ontem, através de alguns vídeos veiculados pela agência de notícias Reuters, fiquei sabendo que o prédio que substituirá as Torres Gêmeas já está perto de ser finalizado. A praça arborizada aos seus pés, que servirá de memorial para as vítimas, deve ser inaugurada no dia 12 deste mês. Pelas fotos que tive a oportunidade de ver, é um lugar bonito e triste ao mesmo tempo. Paira no ar uma mistura confusa de lamento, dor, saudade e patriotismo. De qualquer modo, como eu disse, é um lugar bonito, e é um local que não poderia deixar de existir. Aquela praça deixa clara, sobretudo, a idéia de que as pessoas de hoje pretendem transmitir o peso dessa tragédia às gerações futuras – com a esperança de que coisas semelhantes não se repitam, na melhor das hipóteses.

5 comentários:

  1. Eu ando procurando umas resenhas de livros pra ler na internet, e sempre acabo caindo aqui.
    Hoje li mais do que resenhas, gostei do que vi.
    Eu lembro. No dia 11/09, dez anos atrás, eu voltava da escola andando como eu fazia todos os dias. A diferença é que a aula acabou mais cedo porque alguma professora ficou doente. Voltei andando e enquanto eu almoçava vendo TV, vi o segundo avião colidir.
    Eu nunca vou esquecer.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho a impressão de que os terroristas devem se divertir muito com o povo americano prestar luto todo ano e ver que o plano deles deu certo. Vim tomando consciencia do ocorrido aos poucos, até hoje também quando passa algo sobre o 11 de setembro eu paro pra assistir, chama muito a minha atenção pela importancia, a identidade da cidade que foi afetada tomando conta de todo o mundo que fica de luto por eles também. Por um lado acho que as homenagens deviam ir diminuindo por ser algo tão triste e também por mais respeito aos que morreram lá, tenho a impressão de que o fato só é lembrado por causa que foram as torres gemeas, algo que fazia parte da identidade de Nova York e não pelas pessoas que estavam lá e pra mim a vida humana tá a cima de qualquer material!! Enfim, só uma impressão, as vezes minhas impressões mudam também. Gostei muito do post Marlo, Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Marlo, assim como você, acompanhei ao vivo esse episódio. Lembro bem do plantão na TV anunciando a colisão do primeiro avião. Como não fosse o bastante, minutos depois, lá vem um segundo avião e provoca uma explosão que confundiu o repórter que narrava o ocorrido.
    Acredito que para nós, deva ter sido o primeiro forte contato com a face atroz da humanidade.
    Foi preciso que milhares de vida fossem ceifadas para sacarmos que o mundo reserva sobressaltos das mais diversas naturezas...

    ResponderExcluir
  4. Anna,

    Obrigado pelas visitas! De uns tempos para cá, publico no blog não mais somente resenhas de livros, mas também "assuntos de interesse público". É gratificante saber que essa diversificação atiçou o interesse dos leitores. :)

    É incrível como lembramos facilmente do que ocorreu no dia 11/09/01. Como eu disse, foi um episódio que marcou a ferro em brasa a memória de todas as pessoas que puderam assistir ao episódio ao vivo.

    Grande abraço,
    Marlo.

    ResponderExcluir
  5. Lucas,

    Concordo plenamente quando você diz que esse episódio "deva ter sido o primeiro forte contato com a face atroz da humanidade", para nós, que tínhamos pouca idade na época. Não lembro de nada que tenha me chocado tanto quanto os atentados às Torres Gêmeas; mesmo o atentado ao Pentágono, ocorrido no mesmo dia, foi eclipsado pela grandiosidade do "espetáculo" promovido pelas Torres irmãs pegando fogo, morrendo juntas sob os olhos do planeta inteiro.

    Abraços,
    Marlo.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita ao Gato Branco! Seu comentário será extremamente bem-vindo! :)