Pesquisar neste Blog

02 julho 2011

Onde os homens conquistam a glória, de Jon Krakauer

"Desde que o Homo sapiens se aglutinou em tribos, a guerra faz parte da condição humana." (p. 25)

12641_gg-retina78 jon-krakauer-650

Ontem, por volta da meia-noite, finalizei a leitura do mais recente livro de Jon Krakauer, cujo título principal é Onde os homens conquistam a glória (Where men win glory, 2009). Krakauer é um jornalista investigativo norte-americano, famoso por esquadrinhar a vida de pessoas que tiveram uma experiência singular perante a sociedade.

O autor tornou-se mais conhecido no Brasil depois do lançamento do filme Na natureza selvagem, baseado no seu livro homônimo, que destrincha a vida do eremita Christopher J. McCandless.

Na sua nova obra, Krakauer analisa nos mínimos detalhes a vida de Patrick Tillman, um jogador de futebol americano profissional que abandonou a vida confortável na Liga Nacional para se tornar combatente na guerra do Afeganistão.


Sinopse: Pat Tillman era um astro do futebol americano na época dos ataques terroristas ao World Trade Center. O evento despertou nele a obrigação moral de se juntar às forças armadas do então presidente George W. Bush em sua cruzada contra o terror.

Enviado ao Iraque e ao Afeganistão, Tillman foi morto acidentalmente por um colega após uma sequência de manobras equivocadas de sua unidade de combate. A reação oficial foi um cínico encobrimento da verdade aprovado pelos mais altos escalões do governo e uma série de investigações que resultariam ineptas.

Em uma pesquisa de fôlego, Krakauer reconstrói a trajetória de Pat Tillman e descobre a campanha de desinformação do governo americano para que a verdadeira causa de sua morte jamais viesse à tona.


OB-EK743_krakau_G_20090910165216

Autor do livro ao lado de um soldado afegão


Ler um livro de Jon Krakauer é quase como ler uma reportagem imensa em uma revista. Com a diferença, é claro, que o autor consegue prender nossa atenção do início ao fim, enche o seu texto de detalhes interessantes e nos convida a refletir profundamente sobre um determinado assunto.

Embora Onde os homens conquistam a glória seja vendido como "a história de Pat Tillman", o escopo do livro é muito maior que simplesmente narrar a odisséia de um ex-jogador de futebol americano nas fileiras das Forças Armadas (o que, por si só, já seria interessante). Na Parte 1, principalmente, é traçada toda a história das guerras no Afeganistão, desde o começo da invasão soviética até a ocupação norte-americana. No decorrer disso, somos apresentados à formação do Talibã e da Al-Qaeda, ao papel que Bin Laden teve no seu apoio aos Estados Unidos, às guerras civis etc. Se você quer entender as bases históricas da confusão atual que rola no sul da Ásia, esse livro poderia facilmente ser colocado como primeira opção de bibliografia.

A história de Tillman, por sua vez, é contada desde sua adolescência (durante a qual ele lutou para se tornar jogador universitário) até sua morte trágica no Afeganistão, vítima de fogo-amigo. Durante o tempo em que passou nas Forças Armadas, Pat manteve um minucioso diário que usou para anotar suas preocupações e atividades do dia-a-dia. Krakauer usou-se largamente desse diário, o que tornou seu livro bem envolvente.


tilman10 450x402-alg_pat_tillman

Pat Tillman no Arizona Cardinals, time no qual jogou durante sua carreira. À direita, no início de seu ingresso nas Forças Armadas.


Uma das principais metas de Onde os homens conquistam a glória é revolver toda a campanha de desinformação perpetrada pelo Governo Bush a fim de encobrir a verdadeira causa da morte de Tillman: três balas na cabeça, disparadas pela metralhadora SAW de um de seus colegas de pelotão. Como Tillman era um ícone de patriotismo na Guerra Global contra o Terror, revelar que ele morrera por uma série de ações sem-sentido do Exército não cairia nem um pouco bem para a imagem da ocupação no Afeganistão. Em grande medida, a elucidação do caso da morte de Pat deveu-se à insistência de sua família em saber o que realmente se passou com Tillman naquele remoto país do Oriente.

A escrita de Krakauer é muito agradável e clara, e ele consegue transformar assuntos aparentemente enfadonhos (trâmites no Exército, burocracia no Governo) em coisas interessantes e surpreendentes. Conhecido por ficar indo e voltando no tempo durante a narrativa de seus livros, em Onde os homens conquistam a glória Krakauer usou pouco esse recurso, caso contrário ao de Na natureza selvagem, por exemplo.


20090406023516pat tumblr_lgsqtnYpPf1qe3nnq


Destaque para a capa muito bem feita do livro, que tem tudo a ver com a história, desde a montagem da granada-bola de futebol até os soldadinhos "de plástico", transmitindo a fragilidade dos que vão para a guerra.

Até agora, Onde os homens conquistam a glória foi o melhor livro de não-ficção que li no ano. Por essa razão, eu o recomendo. E só não escrevo mais porque estou preocupado com um documento extraviado da universidade, de modo que a inspiração acabou. Até a próxima postagem!

8 comentários:

  1. Muito boa resenha, Marlo. Adoro a sua sensibilidade para dizer coisas, sua forma de enxergar e a minha muito se aproximam nesse sentido, e acho fantástico que você tenha percebido tudo isso na obra. Confesso que, mesmo antes de ler o livro - que lerei ano que vem - já havia me apercebido de algumas das coisas que você menciona - o que me faz perceber que gostarei imensamente desse livro. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Marlo,

    Confesso que fico acompanhando semanalmente uma postagem sua contando a última leitura/aventura, com todos os detalhes que a escrita lhe permite construir.

    Parabéns pela resenha deste livro, com certeza obras como esta com cunho de reportagem prendeu o escrito vários dias em sua escrivanhinha.

    A guerra dos EUA em busca de glória e petróleo é uma aberração, e livros como este ajudam a entender os meandros da história.

    Estou acabando de ler um livro sobre a Patônia...

    abraços,

    ResponderExcluir
  3. Marco!
    Obrigado pela visita, cara... Sempre procuro deixar claro nas resenhas o que senti lendo os livros. Ainda bem que você disse que chego próximo disso... rs. E temos visões muito semelhantes, sim.

    Você vai gostar muito do livro, certeza.

    Grande abraço! Boas leituras!

    ResponderExcluir
  4. Gustavo... Agradeço imensamente seu comentário. Fico muito lisonjeado com suas palavras. É muito bom saber que você acompanha o blog com assiduidade: são leitores como você que me fazem continuar com o trabalho.

    Sem dúvida o autor do livro permaneceu boas semanas grudado na escrivaninha, folheando papéis e tudo. Além de, claro, estar 'in loco' no Afeganistão. Uma pesquisa árdua.

    Obrigado pela visita! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Renan!
    o livro parece ótimo, a resenha também está otima.

    Abraço :*

    (viu, como eu também sei escrever recados sérios...rs)

    ResponderExcluir
  6. Gleici!
    O livro é ótimo, sim! Quanto à minha resenha, não sei se posso dizer o mesmo! rsrs

    Abraço! :*

    (Vi! :P)

    ResponderExcluir
  7. li este livro esta semana. comprei o livro sem nenhuma referencia, para ter como companhia numa viagem que faria, de quinze dias. infelizmente, perdi dois dias de minha viagem, pq parei ate ler todo o livro, de tão bom que é. Muito boa a resenha mesmo, pq o livro é realmente muito envolvente...

    ResponderExcluir
  8. Olá! Seja bem-vindo ao blog!

    Sem dúvida é um livro admirável, fruto de uma pesquisa extensa e muito bem feita. O tom de romance presente no texto cativa e muito o leitor, prendendo-o até a última página. E ainda fez você perder os dois dias de sua viagem!...

    Obrigado pelo elogio e pela visita! Sinta-se à vontade para passear pelo blog.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita ao Gato Branco! Seu comentário será extremamente bem-vindo! :)