Pesquisar neste Blog

07 fevereiro 2009

Cem Dias Entre Céu e Mar, de Amyr Klink


Há alguns dias terminei a leitura de Cem Dias Entre Céu e Mar (1995), estréia literária do conhecidíssimo aventureiro Amyr Klink.

Comprei a edição da Companhia das Letras versão "para bolso". Eu já vinha colocando o olho nesse livro há algum tempo, mas, sem explicação, deixei para adquiri-lo somente agora. Não me arrependi de maneira alguma - ou melhor, me arrependi de não tê-lo comprado antes.

O livro é muito bom. É simples, pequeno (menos de 200 páginas), mas realmente cativante. Nele, Amyr narra a inaudita viagem que fez sobre um barco a remo cruzando o Atlântico Sul. Todos os detalhes da aventura estão muito bem retratados.

A seguir, um trecho de que gostei bastante:

E então pude constatar como tão poucas coisas eram suficientes para viver em paz e bem.
(...)
Ao se encaminhar para um objetivo, sobretudo um grande e distante objetivo, as menores coisas se tornam fundamentais. Uma hora perdida é uma hora perdida, e quando não se tem um rumo definido é muito fácil perder horas, dias ou anos, sem dar conta disso.
(...)
Nada de sacrifícios extremos ou esforços impossíveis. Nada de grandes sofrimentos. Ao contrário, basta apenas o simples, minúsculo e indolor esforço de decidir.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Alô grande Marlo! Pois é, devo dizê-lo que eu adicionei o seu blog como favorito e venho acompanhando-o desde que o conheci.

    Caso não tenha visto o meu último comentário, eu acho o seu blog muito bem-escrito e informativo, e adoro as suas resenhas de livros.

    Bem, devo dizer também que considerei essa um tanto curta, já que o livro em si é tratado em apenas 4 linhas.

    Quanto às citações, concordo com as duas primeiras. A terceira faz parecer que nós não conseguimos fazer as coisas simplesmente porque não queremos.

    Na minha opinião, sacrifícios extremos e esforços impossíveis são sim, muitas vezes, necessários quando se quer realizar um sonho grandioso. Esse é o meu estilo de vida.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita ao Gato Branco! Seu comentário será extremamente bem-vindo! :)