Pesquisar neste Blog

16 janeiro 2013

1Q84 | Tomo I, de Haruki Murakami

"Não se deixe enganar pelas aparências. A realidade é sempre única." (p. 22)

capa murakami 1Q84 - VOLUME 1_aberto.indd cn_image.size.murakami

No primeiro dia de 2013, finalizei a leitura do volume 1 de 1Q84 (1Q84, 2009-2010), romance surrealista escrito pelo japonês pop Haruki Murakami. É o mesmo autor do clássico Norwegian Wood (1987), que encantou uma geração de jovens no mundo inteiro ao narrar a trágica história de amor entre Watanabe e Naoko em uma nostálgica Tóquio de 1969. Dono de uma linguagem clara e, até certo ponto, simplificada, Murakami é um dos autores mais lidos da atualidade; consegue atingir em questão de poucos meses a assustadora marca de 4 milhões de exemplares vendidos apenas no Japão.

Dividido em três tomos no Brasil pela editora Alfaguara, 1Q84 é apontado pela crítica especializada como o trabalho mais ambicioso do escritor – não só pelo seu número de páginas, que no total chega a quase 1.500, mas pela estrutura narrativa das duas histórias principais que, aos poucos, vão ganhando contornos cada vez maiores e mais profundos, levantando reflexões sobre os bastidores editoriais no universo da literatura e a violência à mulher.


Sinopse: Tóquio, Japão. Um mundo aparentemente normal. Duas personagens – Aomame, uma mulher independente, e Tengo, professor de matemática – que não são o que aparentam e ambos se dão conta de ligeiros desajustamentos na realidade à sua volta, que os conduzirão fatalmente a um destino comum. Um universo romanesco dissecado com precisão orwelliana, em que se cruzam histórias inesquecíveis e personagens cativantes.


Certa vez, uma amiga minha me disse que, ao ler Murakami, a impressão que ela tem é a de que está lendo sempre o mesmo livro – ou seja, independentemente da obra em questão, ela encontra os mesmos tipos de personagens, situações relativamente iguais, cenários parecidos, e assim por diante. Não se pode negar que isso seja verdade: Murakami é bastante repetitivo na elaboração dos seus personagens, e a semelhança entre, por exemplo, Tengo e K. (de Minha querida Sputnik) é significativa demais para passar despercebida. Mas… meu puxão de orelha pára por aí. Porque embora o escritor traga à luz elementos que são muitíssimo comuns em seus livros, e embora haja essa coisa da escrita simplificada, ele sempre traz suas idéias de maneira diferente da vez anterior, e isso confere a cada livro uma essência particular.

Em 1Q84, por exemplo, Murakami atinge um ponto muito profundo ao retratar a violência à mulher de modo cruel e complexo. Aomame, segunda protagonista do livro, está no eixo central dessa violência, e sua profissão oculta a torna responsável por fazer justiça com as próprias mãos. Paralelamente a isso, temos a história de Tengo, um aspirante a escritor que se vê envolvido com a adolescente Fukaeri, misteriosa autora de uma obra que ele precisa reescrever para agradar o editor de uma revista.

Layout 1 500_9789724620695_1q84_vol21 murakami

Edições de 1Q84 pela Casa das Letras, editora portuguesa

E a parte realista do romance acaba por aí. Conhecido no mundo todo como um autor de livros de realismo fantástico, Murakami mescla em suas tramas mundanas uma boa pitada de surrealismo, com o qual procura expandir a visão dos leitores e lhes mostrar que a realidade às vezes é bem mais bizarra do que pode parecer. Geralmente ele usa os elementos fantásticos para distorcer o cotidiano a fim de abarcar o Universo inteiro em seus livros, e é por isso que eles são, sempre, imprevisíveis do início ao fim, cheios de imaginação e possibilidades.

Aomame, por exemplo, parece ser transportada para uma espécie de realidade alternativa ao simplesmente descer a escada de emergência de uma avenida movimentada; no início, acha estranho que os guardas policiais tenham mudado o estilo dos seus uniformes, e depois descobre que há duas luas no céu. Abismada com essas mudanças estranhas, Aomame decide rebatizar o ano de 1984 para 1Q84 – "com um quê de interrogação, de dúvida".

O maior barato nos trabalhos do Murakami é que essas bizarrices não são aleatórias. Alguém pode se perguntar o que há de interessante em simplesmente inserir uma lua a mais no céu, ou mudar a roupa dos guardas policiais. Mas Murakami sempre faz esse tipo de coisa com um propósito, e não como uma mera brincadeira; ele usa certos elementos de fantasia às vezes não para confundir o leitor ou inserir um mistério, mas, pelo contrário, para deixar as coisas mais claras. Não entro em detalhes para não cair em spoilers. Porém, afirmo: na viagem de Murakami, o que importa é ir associando os elementos fantásticos e curtir o caminho que vai sendo trilhado.

DSC02947 1q84 - haruki murakami

À direita, capa da edição norte-americana, com película maleável

No início do livro, a história de Tengo soava muito mais interessante que a de Aomame, pelo menos para mim. Achava os capítulos da jovem muito repetitivos e monótonos, sem grande inserção de informações relevantes. No entanto, à medida que as páginas iam avançando e as histórias iam se tocando, achei soberbo o conjunto como um todo. A história de Aomame ganha uma profundidade ímpar, talvez até maior que a de Tengo. E a trama toda começa a adquirir um tom muito sério, que só faz atiçar a curiosidade. De repente, o livro termina, deixando as pontas todas soltas para o próximo volume.

O tomo 2 de 1Q84 chega às livrarias brasileiras em março de 2013. Se existe sofrimento em esperar pelo lançamento do próximo volume, há um sutil prazer em estar acompanhando a obra no momento em que ela é trazida ao público. No Japão, a obra foi lançada também em três volumes, entre 2009 e 2010.

8 comentários:

  1. Ótimo livro! Só nos resta esperar agora pelos dois próximos volumes. Segundo a editora o volume 2 deve sair em março/2013.

    ResponderExcluir
  2. Kovacs, obrigado pela visita!

    Mal podemos esperar pelo lançamento do próximo tomo, em março. Aguardando ansiosamente!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Achei suas impressões bem curiosas e sutis. Senti que boa parte do texto você fala mais do autor no geral do que sobre o próprio livro...

    Contudo eu entendo o motivo disso tudo: o livro 1 é uma espécie de introdução. No primeiro tomo a trama mal desenvolve, assim como os personagens. Natural o seu texto ser um pouquinho desconexo.

    O que posso comentar, sem revelar nada dos outros volumes, é que pra mim a melhor característica de 1Q84 é o jogo psicológico que o Murakami faz com tão pouco. As mudanças que a Aomame percebe no universo paralelo são extremamente sutis, entretanto isso tudo é um choque muito grande pra ela. Já a parte do Tengo avança pouco no primeiro volume, vou deixar para falar dele depois que você ler ao menos o segundo :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, Farley! Valeu pelo comentário (:

    Não entendi muito bem o que você quis dizer com a palavra "desconexo" para se referir ao texto, mas a verdade é que, sempre que eu resenho um livro, acabo falando mais do estilo do autor do que do livro em si. No começo eu achava que isso era um defeito (nunca me considerei um bom resenhista, na verdade), mas depois cheguei a uma conclusão: acho que dissecar muito o livro estraga um pouco o prazer de quem ainda não entrou em contato com a obra. Falar sobre o estilo do autor e a relação do autor com a obra em questão é uma maneira de introduzir os possíveis leitores ao universo daquele sujeito que criou a história (o Murakami, no caso) sem correr o risco de estragar a aventura que é ler suas páginas e se deixar surpreender por várias coisas que, se fossem resenhadas, perderiam o brilho da surpresa.

    Geralmente eu teço comentários breves sobre algumas partes específicas dos livros, partes que são muito importantes e que não podem ficar de fora. No mais, é isso que você falou.

    O tomo 1 de '1Q84' de fato é bem introdutório, mas dá para identificar um ritmo crescente de complexidade e coesão à medida que a história avança, o que muito me fascinou. Tenho altas expectativas para os próximos tomos.

    Aguardo nossas futuras conversas sobre '1Q84'.

    Grande abraço! :D

    ResponderExcluir
  5. Já adquiri o meu ^^ e espero realmente gostar do livro.

    Estava com muita vontade de ler um livro do Haruki Murakami quando vi as resenhas dos livro dele aqui no seu blog. Ia começar pelo 'Kafka à Beira-Mar'. Mas quando vi 1Q84 mudei de ideia.



    ResponderExcluir
  6. Olá, Igor!

    'Kafka à Beira-mar' também seria um começo incrível. Espero que goste de todos!

    Suas visitas e comentários no Blog são muito bem-vindos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da trilogia:

    http://numadeletra.com/1q84-livro-3-de-haruki-murakami-51750

    ResponderExcluir
  8. Tive minha primeira experiência com o autor, recentemente, através do livro Após o Anoitecer. Já tinha muita curiosidade quanto a essa trilogia, e após ler um livro dele, confesso que estou mais ansioso para ler esses livros.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pela visita ao Gato Branco! Seu comentário será extremamente bem-vindo! :)