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03 setembro 2011

A questão da tecnologia nas escolas

Tablets devem substituir livros? Será essa, de fato, a pergunta central?

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De uns tempos para cá – mais especificamente, desde que surgiram os e-books e os e-readers –, muitas pessoas passaram a discutir o futuro dos livros físicos. Há quem defenda a idéia de que brochuras impressas são coisa do passado e serão facilmente substituídas por arquivos eletrônicos, assim como há, também, quem pense que as mídias digitais jamais terão o poder de acabar com os livros palpáveis. É uma discussão longa e acalorada, na qual estão incluídos muitos especialistas e muitos "leigos" que gostam de dar um palpite de plantão (eu, por exemplo).

Como grande apreciador da literatura e de tudo o que faz referência a ela, eu acredito que a tela dura de um e-reader não substitui uma folha de papel maleável e bem impressa. Com as mãos em um objeto dessa natureza tecnológica, nunca vou conseguir me concentrar direito em um livro de Tolstói ou Henry David Thoreau, por exemplo. Essa rejeição pode ser explicada em termos de romantismo da minha parte, mas a literatura é feita exatamente deste estofo: romantismo. É uma questão de conforto de espírito. No meu caso, ler um livro em um e-reader é uma experiência muito inferior a ler um livro em uma edição impressa e bem feita, por vários motivos pessoais.

De qualquer modo, a idéia deste post não é discutir o futuro dos livros impressos de literatura. Quando eu estava indo para a universidade, um dia desses, me deparei com o seguinte outdoor promovido por uma escola particular de Fortaleza:


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A polêmica gerada a partir daí alcançou grandes proporções. Dizer que dentro de uma escola os alunos não utilizarão mais livros, e sim tablets, deixou muitas pessoas com a pulga atrás da orelha. Alguns responsáveis pela diretoria do Ari de Sá foram chamados para conceder entrevistas e esclarecer o que quiseram afirmar com a frase contida nesse outdoor, que, para mim, mais parece uma provocação do que uma tentativa de comunicar uma novidade.

Na verdade, existe uma certa corrida tecnológica entre os colégios particulares de Fortaleza – e acredito que em outras cidades do Brasil, também. A primeira a alardear a idéia dos tablets, aqui, foi a escola 7 de Setembro, mas ela restringiu seu uso apenas em laboratórios paradidáticos. Pouco tempo depois, o outdoor acima, da escola concorrente, foi lançado, ampliando a utilização dos tablets para a sala de aula. E agora uma terceira concorrente, a Christus, afirmou que suas lousas serão digitais e em 3D.

Na esteira dessa corrida, o público alavancou debates sobre a questão dos livros físicos e das mídias digitais. Ao lado da tentativa de parecer mais tecnológico que o concorrente, cada colégio apóia a idéia de que, se o avanço científico está aí, vamos utilizá-lo nas escolas também – vamos incorporar tablets e outros aparatos modernos nas salas de aula. É um pensamento aplicado e sistemático que não deve ser criticado, na minha opinião; do contrário, nossas escolas seriam antros conservadores atrasados e obsoletos.


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Existe toda uma questão de logística por trás dessa prática de incorporar tablets nas escolas. Todos nós sabemos que o peso da mochila de uma criança da sétima série (oitavo ano) é grande e muito prejudicial à sua saúde, dada a quantidade enorme de livros que ela tem que carregar todos os dias. Com um único objeto ali dentro, esse peso sem dúvida seria reduzido a mais da metade, se é que existiria. Por outro lado, as crianças passariam a ser um dos alvos mais procurados por assaltantes – mais do que já são, aliás. Uma série de fatores estão implicados nessa aventura de pôr os tablets nas costas dos alunos, e todos eles devem ser pensados com muita consideração.

De minha parte, penso no que eles podem ajudar – ou atrapalhar – no estudo dos alunos. Às vezes acho que o tablet é uma engenhoca tão curiosa e sedutora que poderia mesmo desviar com uma facilidade muito grande a atenção das crianças na hora das explicações. De outra maneira, a presença dos tablets poderia tornar mais atraente e acessível o conhecimento que antes era tão enfadonho nos livros.


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As pessoas ligadas de alguma maneira à área da educação estão discutindo todos esses detalhes, sem dúvida. Pelo menos é isso o que eu espero. Seria de uma inconseqüência muito grande projetar a implantação de tablets nas escolas sem antes analisar o impacto deles nesse campo. É uma idéia inovadora? Com certeza. E promissora, também. Mas, como quase tudo no mundo, é uma idéia que tem seus reveses. E os prós e os contras devem ser colocados todos numa balança, para que uma decisão arbitrária não prejudique o nosso sistema educacional – que, convenhamos, já tem seus problemas e não precisa de mais nenhum.

No fundo, não importa se os alunos estão estudando com tablets, livros ou papiros. O que importa é que eles estejam estudando de forma satisfatória e também o que está sendo ensinado a eles. Um plano de educação totalmente equivocado pode ser feito utilizando-se tablets ou computadores, enquanto um ensinamento consistente e construtivo pode ser repassado com a ajuda de livros físicos. Tablets e livros são apenas instrumentos, que podem ser utilizados de maneira correta ou incorreta, de acordo com a política dos colégios. É nessa política que nós, cidadãos, devemos estar de olho, e não na simples questão da implantação dos tablets.


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Além do mais, como pude conferir em outra discussão na internet, vale refletir sobre o que os colégios estão vendendo atualmente. Educação ou simples tecnologia? Não consigo dissociar essa corrida tecnológica entre os colégios de Fortaleza da frase que existe por trás: "Venha para o nosso colégio, possuímos mais tecnologia que o concorrente". No fundo, os projetos de ensino são os mesmos, que preparam o aluno não para a vida, mas para o vestibular – e, se possível, para o 1º lugar no ENEM. A educação anda perdendo espaço para a competição nos dias de hoje.

Por último, devo dizer que os livros físicos não devem ser mostrados como inferiores a qualquer tipo de aparelho moderno que seja. Essa é uma tendência que me preocupa quando vejo as propagandas de tablets nas escolas, principalmente no outdoor que coloquei lá em cima. O livro físico é uma ferramenta magnífica que tem inúmeras vantagens sobre os tablets, assim como os tablets têm certas vantagens sobre os livros. São ferramentas separadas; você pode optar pelos tablets, mas isso não significa que eles substituam os livros. Convém ter isso sempre em mente.

7 comentários:

  1. Caro Renan,

    A "presença dos tablets poderia tornar mais atraente e acessível o conhecimento que antes era tão enfadonho nos livros"? Sim, superficialmente pensando sim (se você não gostar de livros). Mas, o que paro para pensar é por quanto tempo isso ser "atraente", duvido que por muito. Hoje em dia, as crianças querem sempre mais e mais! Em pouco tempo será que essa tão "incrível" tecnologia não perdiria a graça?
    Quando eu trabalhava nas escolas públicas (até 4ª série)aqui de minha cidade me lembro que a "novidade incrível" da época era a instalação de lousas digitais. Pense que para uma cidade do interior, escolas públicas, isso a uns 3 anos atrás para as crianças era tão incrível quando se um disco voador desse uma passadinha por lá. Mas no fim, tanto as "incríveis" lousas acabaram sendo esquecidas iguais os livros. Que infelizmente acabam sempre lá, parados, em companhia da poeira de todo dia...

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  2. P.S.: no final das contas, os alunos (não querendo generalizar, mas já generalizando), continuam como Charlie Bwown (o amiguinho do Snoopy) que tudo o que o professor falava era "bla bla bla"

    ^^

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  3. Pois é, Marlo. Você tocou em um ponto que havia ficado esquecido nesses foruns de discussão. De fato, é ingenuidade acreditar que um aparelho eletrônico repleto de recursos e aplicativos será voltado exclusivamente para fins didáticos.
    Qualquer um poderia fazer essa experiência - realizar uma leitura consistente durante 30 minutos sem se tornar vítima das eventuais distrações que um tablet tem a oferecer.
    Uma coisa é projetar um dispositivo que co-exista com os livros e acabe resultando numa mútua completementação dos agentes envolvidos, mas daí para se tornar o protagonista na educação e substituir uma ferramenta milernamente consolidada é no mínimo falta de sensibilidade.

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  4. Querida Gleici,

    Você mencionou uma coisa importante. Penso que, no fundo, a implantação dos tablets nas escolas não ajuda nem prejudica o ensino, tornando-se apenas MAIS UMA ferramenta de trabalho. No final das contas, a estrutura da educação continua na mesma.

    E adorei a referência ao Charlie Brown. Colocação perfeita. ;)

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  5. Lucas, perfeito o seu apontamento:

    "Uma coisa é projetar um dispositivo que co-exista com os livros e acabe resultando numa mútua completementação dos agentes envolvidos, mas daí para se tornar o protagonista na educação e substituir uma ferramenta milernamente consolidada é no mínimo falta de sensibilidade."

    Como eu disse, tablets e livros rendem muito mais coexistindo. Quanto mais ferramentas disponíveis para os alunos, melhor, obviamente. A soberania dos tablets sobre os livros físicos - alardeada pelo outdoor do Ari de Sá - corresponde a uma falta de visão que, partindo de uma escola importante da nossa cidade, me deixa preocupado.

    Abraços.

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. se eu tivesse um filho, colocaria na escola que menos dessas tecnologias tivessem... 1º uma criança num meio desse ia querer ter em casa também. 2º não acho uma ideia boa substituir livros por tablets, criança mexe, quebra essas coisas que são caras... desde muito tempo que elas carregam mochilas pesadas, ai inventaram os carrinhos, porque as escolas não investem em rampas? seria até melhor para os que são deficientes. Livros são insubstituiveis, a tela do tablet é cansativa de ler na minha opnião (sem contar que me estresso mechendo na tela dele) com livros a criança ou o jovem não tem pra onde correr, é ler mesmo, acredito que o tablet pode promover distração por também ser uma ferramenta para diversão! fico revoltada com essas escolas competindo por uma coisa que é irrelevante de modo positivo pra construção social de uma pessoa!! Amei o post amigo!! abraço!

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